STE acusa Governo de falta de negociação no diploma sobre rescisões na função pública

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jan (Lusa) -- O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) criticou hoje a falta de negociação entre o Governo e os sindicatos quanto ao diploma sobre as rescisões por mútuo acordo para a carreira técnica superior e recomendou o cumprimento da lei da negociação.

"A rescisão por mútuo acordo é uma opção individual e o processo relacionado com a portaria está encerrado sem que tenha havido negociação. Deixamos claro ao senhor secretário de Estado que isso não se pode repetir", disse aos jornalistas, a presidente do STE, Helena Rodrigues.

O STE pediu o encontro com o novo secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins, com o objetivo de esclarecer alguns pormenores do programa de rescisões por mútuo acordo, mas tendo em conta que o processo já estava fechado aproveitaram a reunião para criticar a falta de negociação e recomendar ao novo governante que cumpra a lei da negociação para que a situação não se repita.

Helena Rodrigues, que falava à saída de uma reunião de pouco mais de uma hora com o governante, repetiu várias vezes que "o processo está encerrado" e que "o STE não conhece o diploma final, não sabe sequer se foram aproveitados alguns dos contributos que enviou por escrito".

O STE enviou um parecer para o ministério das Finanças na quarta-feira da semana passada em que defendia, nomeadamente, condições iguais às das portarias anteriores relativamente à compensação a atribuir aos trabalhadores que optem por deixar a função pública.

O programa de rescisões por mútuo acordo da função pública, que terminou a 30 de novembro, previa indemnizações de 1,5 salários por cada ano de serviço para os trabalhadores com idade até 50 anos e 1,25 para aqueles que tenham entre 50 e 54 anos. Entre os 55 e os 59 anos recebem um salário por cada ano de trabalho.

O programa de rescisões por mútuo acordo para os técnicos superiores e carreiras subsistentes, que deveria ter entrado em vigor na segunda-feira, prevê indemnizações de 1,25 salários por cada ano de serviço para os trabalhadores até aos 50 anosa e de um salário por cada ano de serviço para os funcionários entre os 50 e os 59 anos.

Este programa não entrou em vigor na segunda-feira porque a respetiva portaria ainda não foi publicada. A presidente do STE disse que ainda não se sabe quando acontecerá.

O STE tem uma nova reunião com o secretário de Estado na próxima segunda-feira para discutir questões relacionadas com o aumento dos descontos para o subsistema de saúde ADSE.

RRA/IM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.