Antigo primeiro-ministro vietnamita Phan Van Kha morreu hoje em Hanoi

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Hanoi, 17 mar (Lusa) - O antigo primeiro-ministro vietnamita Phan Van Khai, responsável pelo reforço das relações com os Estados Unidos e pela liberalização do Estado comunista, morreu hoje com 85 anos, anunciou o Governo vietnamita.

Originário do sul do Vietname e formado na União Soviética, Khai dirigiu o Governo vietnamita durante nove anos, a partir de 1997, um período de reformas que permitiu ao país transformar-se numa das economias com maior crescimento do sudeste asiático.

Phan Can Khai foi o primeiro dirigente vietnamita do pós-guerra a efetuar uma visita histórica a Washington em 2005, selando assim uma reconciliação com o antigo inimigo americano.

Um comunicado do Governo, publicado hoje, elogia o "espírito de inovação" do antigo primeiro-ministro e considera que este "pôs a funcionar os recursos de todo o setor económico, particularmente o privado, paralelamente à abertura e à integração internacional" do país.

O comunicado não precisa as causas da morte, mas o antigo responsável estava dado como doente há várias semanas.

No processo de abertura económica do país comunista e da consequente visibilidade na cena internacional, a administração não se desviou do sistema de partido único e da repressão dos opositores, presos regularmente com a menor crítica.

Nascido em 25 de dezembro de 1933 em Cu Chi, nos arredores da cidade de Ho Chi Minh, antiga Saigão, Phan Van Khai foi ativista nas fileiras da juventude revolucionária hostil ao domínio colonial francês, tendo posteriormente, com 26 anos, aderido ao Partido Comunista, pouco antes de ser enviado para estudar em Moscovo, onde permaneceu entre 1960 e 1965.

Depois de se tornar presidente da Câmara de Ho Chi Minh em 1985, Khai fez parte seis anos mais tarde do Comité político do Partido Comunista vietnamita, órgão supremo que dirigia o país.

Antes de ser nomeado primeiro-ministro, Khai foi vice-primeiro-ministro do seu mentor Vo Van Kiet, entre 1991 e 1997.

MC // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.