Centeno reage à S&P e diz que Governo vai manter política orçamental

Centeno reage à S&P e diz que Governo vai manter política orçamental
| Política
Porto Canal com Lusa

O Ministério das Finanças garantiu hoje que o Governo vai manter as políticas que tem seguido na gestão das contas públicas, em reação à manutenção do rating da República pela Standard & Poor's (S&P).

A agência de notação financeira manteve hoje a nota de Portugal em BBB-, a nota mínima do escalão de investimento, com perspetiva estável.

"O Governo prosseguirá políticas que garantam um modelo económico sólido, alicerçado na implementação do Programa Nacional de Reformas, na gestão equilibrada das contas públicas e na promoção de um crescimento sustentável e inclusivo", reagiu o Ministério de Mário Centeno, em comunicado enviado à agência Lusa.

No seu texto, o Ministério das Finanças salientou que "a decisão da S&P ocorreu depois de serem conhecidos os resultados económicos que Portugal alcançou no ano transato, incluindo o maior crescimento real da economia desde o início do século, o défice mais baixo da democracia e a maior redução da dívida pública em 20 anos".

Mais recentemente, acrescentou o Ministério, "estes resultados também se refletiram na retirada do país da lista de Estados-membros da União Europeia em desequilíbrios macroeconómicos excessivos".

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.