Pequenos proprietários florestais com mais apoio no próximo quadro comunitário - Assunção Cristas

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jan (Lusa) - A ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, disse hoje que os pequenos proprietários florestais vão ser mais apoiados no próximo quadro comunitário, sublinhando que este vai ser desenhado de forma mais adequada à realidade portuguesa.

A ideia é tornar elegíveis terrenos com uma dimensão mínima de um hectare e privilegiar candidaturas conjuntas através das ZIF (Zonas de Intervenção Florestal, uma área florestal contínua pertencente a vários proprietários, gerido por uma entidade gestora).

"Queremos fundos muito mais adaptados à realidade do nosso terreno e que estimulem a candidatura conjunta de vários proprietários, numa determinada região", explicou a ministra à margem da Conferência "Portugal pela Floresta" que hoje decorreu em Lisboa.

As candidaturas serão majoradas se envolverem vários proprietários através de uma ZIF, acrescentou.

Assunção Cristas lembrou que o PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) teve uma execução baixa na área da floresta e que foi necessário reprogramar algumas medidas, considerando que a "sub-execução" se deveu ao facto de as medidas terem sido mal desenhadas.

"Foram desenhadas para uma floresta que não era a portuguesa. Exigir 25 hectares para fazer um projeto e ter fundos de apoio é pensar numa realidade que não é a nossa", destacou a governante, afirmando que o novo programa dará apoio mesmo a quem só tem uma parcela de um hectare.

"Claro que, se houver uma ação conjunta, com mais proprietários, o apoio será maior", adiantou.

O Governo quer também um "pacote de fiscalidade alargado" para a floresta, a começar pela reforma do IRC, que vai permitir amortizar os investimentos florestais em 25 anos.

Para a ministra, trata-se de "um aspeto muito importante" que permite às "pessoas irem deduzindo o seu custo fiscal a estas matérias", já que a floresta "tem ciclos de produção muito longos e que têm de ser acomodados também do ponto de vista fiscal".

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.