Eurodeputados aprovam regras que restringem a Portugal e Espanha a designação 'Sangria'

| Política
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 14 jan (Lusa) - O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje, em Estrasburgo, a restrição da denominação de venda 'Sangria' às bebidas produzidas em Portugal e Espanha, por 609 votos a favor, 72 contra e duas abstenções.

A proteção do termo 'Sangria', que é originário de Portugal e de Espanha, está incluída na atualização do regulamento sobre a definição, designação, apresentação, rotulagem e proteção das indicações geográficas dos produtos vitivinícolas aromatizados.

A designação "Sangria" só pode ser utilizada como denominação de venda quando o produto for produzido em Portugal ou em Espanha, diz um regulamento hoje aprovado pelo PE.

Se a bebida for produzida noutros Estados-Membros, a designação 'Sangria' só pode ser utilizada em complemento da denominação de venda "bebida aromatizada à base de vinho", desde que seja acompanhada da menção "produzido em...", seguida do nome do Estado-Membro produtor ou de uma região mais restrita.

Esta medida tem por objetivo proteger o termo 'Sangria', originário dos dois países ibéricos, limitando a sua utilização por outros Estados-membros à informação complementar e opcional do produto.

O novo regulamento sobre a definição, designação, apresentação, rotulagem e proteção das indicações geográficas dos produtos vitivinícolas aromatizados atualiza as denominações de venda e adapta-as à legislação sobre a informação aos consumidores.

O texto alinha também as normas europeias aos requisitos da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A União Europeia representa cerca de 90% da produção mundial de produtos vitivinícolas aromatizado.

IG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.