Info

Museu da Presidência da República vence Prémio Acesso Cultura - Linguagem Simples

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 mar (Lusa) - O Museu da Presidência da República, em Lisboa, é o vencedor do Prémio Acesso Cultura - Linguagem Simples 2018, pelo texto introdutório da exposição "Boa Viagem, Senhor Presidente", anunciou hoje a organização do galardão.

De acordo com a Associação Acesso Cultura, organizadora dos prémios, que distinguem as boas práticas nesta área, o galardão procura criar uma motivação adicional para estudar, implementar e dar a conhecer as boas práticas.

O prémio foi anunciado hoje no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e entre 15 candidaturas foi distinguido o texto introdutório da exposição "Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra. 100 anos da primeira visita de Estado", tendo sido entregue uma menção honrosa à Formas Efémeras pelo texto da exposição Casa do Bombo de Lavacolhos, freguesia do concelho do Fundão.

A exposição com o texto premiado esteve patente entre 08 de novembro de 2017 e 04 de março deste ano, no Palácio da Cidadela de Cascais, e abordava a primeira viagem de um chefe de Estado de Portugal ao estrangeiro, em outubro de 1917, realizada pelo então Presidente da República Bernardino Machado.

Passados 100 anos, a viagem foi recordada numa exposição promovida pelo Museu da Presidência da República com a colaboração do Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão, com mais de meia centena de objetos, documentos e fotografias cedidas pelo museu com o nome do presidente.

Nas palavras do júri do prémio: "De entre os vários textos que podemos encontrar numa exposição, é ao texto do painel de introdução que cabe, em primeira mão, a responsabilidade de influenciar a experiência da visita. É ao depararem-se com este texto que os visitantes se interrogam: 'O que vou ver? Porque é que me querem mostrá-lo?'", justifica.

O texto vencedor do Prémio Acesso Cultura - Linguagem Simples 2018 "não deixa margem para dúvidas quanto ao que vai ser visto e ao porquê do tema escolhido", indica ainda o texto do júri.

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa à Formas Efémeras pelo texto da exposição Casa do Bombo de Lavacolhos, reconhecendo "uma tentativa importante e salutar de combinar um design expositivo claro com uma linguagem simples e acessível, pontuada por elementos complementares, capaz de fazer chegar a informação a públicos com diversos interesses e entendimentos".

O júri era composto por Cristina Nobre Soares, ´copywriter´ e ´storyteller´, Hugo Sousa, da área da comunicação cultural, e Rita Tomás, assistente de comunicação do Teatro Maria Matos (vencedor do Prémio Acesso Cultura - Linguagem Simples 2017).

Os prémios organizados pela Acesso Cultura têm como objetivo distinguir, divulgar e promover entidades e projetos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal.

Outro dos objetivos da organização é criar exigência junto dos públicos, nesta área.

AG // TDI

Lusa/Fim

+ notícias: País

Dez distritos do continente sob aviso amarelo na quarta-feira devido ao vento

Dez distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, podendo atingir os 90 quilómetros nas terras altas.

Enfermeiros iniciam hoje greve de quatro dias

Os enfermeiros iniciam hoje uma greve de quatro dias convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) para exigir a "correta contagem dos pontos para todos os profissionais" e protestar contra o encerramento do processo negocial sobre a carreira.

Dois em cada dez internamentos de crianças até dois anos devem-se a bronquiolite

A bronquiolite é responsável por dois em cada dez internamentos de crianças com menos de dois anos, revela um estudo, segundo o qual a taxa de internamentos tem vindo a crescer, principalmente nos bebés menores de três meses.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.