Jornal Diário Jornal das 13

Cabo para desencalhar cargueiro espanhol já se encontra a bordo - Autoridade Marítima

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 mar (Lusa) -- O cabo que irá permitir ao rebocador puxar o navio espanhol encalhado na foz do Tejo está a ser distribuído por diversos pontos estruturais do mesmo, avançou à Lusa o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional.

"O cabo de reboque já se encontra a bordo. Nesta fase está a ser distribuído por diversos pontos estruturais fortes do navio que foram identificados e logo que esta situação esteja concluída ficam reunidas as condições para se iniciar a tentativa de desencalhe do navio", explicou o comandante Fernando Pereira da Fonseca.

De acordo com o responsável, houve um primeiro revés no início da operação, tendo a manobra sido "temporariamente interrompida" devido a uma falha de energia a bordo do cargueiro, tendo sido, entretanto, já retomada a energia por parte da tripulação da embarcação.

Fernando Pereira da Fonseca explicou ainda que as condições atuais de mar permitem a realização do trabalho de desencalhe, salientando, contudo, não poder precisar se a manobra irá ou não acontecer ainda durante a preia-mar que ocorre desde cerca das 13:00.

"Está a acontecer ao momento. Irá ser avaliado pela empresa que está a proceder à tentativa de desencalhe do navio, caso considerem ser possível iniciam a manobra, senão terão de esperar pela próxima oportunidade de preia-mar, que será no final do dia de hoje", referiu.

O "Betanzos", com 10 tripulantes a bordo, encalhou na madrugada de terça-feira, cerca das 01:00, à saída da barra de Lisboa, após uma falha total de energia e da tentativa de fundear.

A bordo do navio estão 130 toneladas de combustível e 20 toneladas de resíduos oleosos, mas segundo o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, na ausência de danos estruturais, o risco de derrame é baixo.

Na quinta-feira, como medida de precaução devido ao mau tempo, dez tripulantes e quatro elementos técnicos foram resgatados do navio pelo helicóptero da Força Aérea Portuguesa.

RCP (LYFS) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Greve do enfermeiros com adesão nacional entre 75% e 80%

A adesão à greve dos enfermeiros situa-se, hoje de manhã, entre os 75% e os 80%, segundo o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que admite aumentar os números depois de apurados os dados de algumas grandes instituições.

Associações que representam os taxistas vão ser recebidas na segunda-feira na Presidência da República

As associações que representam os taxistas, que estão pelo segundo dia consecutivo em protesto contra a entrada em vigor da lei das plataformas eletrónicas, vão ser recebidas na segunda-feira no Palácio de Belém, disse hoje fonte da Presidência.

Investigadores em Portugal fazem descoberta sobre mecanismos de defesa do parasita da malária

Uma equipa de investigadores em Portugal descobriu que o parasita malária e a bactéria 'E.coli' evitam a sua destruição através da modulação de proteínas recetoras da célula hospedeira.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.