Sete barras marítimas encerradas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jan (Lusa) -- Sete barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à forte agitação do mar, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com quatro a cinco metros de altura.

A Marinha informa ainda que as barras marítimas de Aveiro e Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo até às 23:59 de quinta-feira os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Beja, Setúbal e Faro.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, em especial nas regiões norte e centro, sendo por vezes forte no Minho e Douro Litoral até ao início da manhã, diminuindo de intensidade e de frequência a partir da tarde e queda de neve até ao fim da manhã, sendo acima dos 1200 metros e subindo gradualmente a cota para os 1800 metros.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral oeste até ao final da manhã e moderado a forte nas terras altas até ao meio da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida de temperatura, em especial nas regiões norte e centro.

Em Lisboa, Évora, Beja, Castelo Branco, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores prevê-se uma máxima de 16 graus Celsius, no Porto , Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Leiria e Beja 14, em Faro 18, na Guarda 9, Bragança, Vila Real, Viseu e Portalegre 12 e no Funchal vinte.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".