Câmara de Gaia avança em Fevereiro com programa de combate ao desemprego

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 13 jan (Lusa) - A câmara de Gaia vai avançar já em fevereiro com um programa de combate ao desemprego através da atribuição de 300 mil euros entregues a este município pelo Governo no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS+).

"Tão ou mais importante DO que a taxa de desemprego são as variáveis que explicam o próprio desemprego. O desemprego em Gaia é muito produto de um conjunto de handicaps dos desempregados e da perda de postos de trabalho", disse, à Lusa, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, após a reunião camarária privada que se realizou hoje neste concelho.

Admitindo que Gaia regista uma das taxas de desemprego mais elevadas do país, o executivo da Câmara Municipal decidiu destinar os 300 mil euros atribuídos pelo Governo a este município (CLDS+) a um programa de combate ao desemprego que terá duas vertentes: melhoria de qualificações dos desempregados e cativação de empresas para Vila Nova de Gaia.

Este programa, que Eduardo Vítor Rodrigues acredita que já estará no terreno no início de fevereiro, mereceu o voto favorável de toda a vereação, tendo sido aprovado por unanimidade.

As primeiras zonas de Gaia a serem alvo deste programa serão áreas ribeirinhas em Oliveira do Douro, Avintes e Arnelas. "Aí nesse núcleo estamos com mais de 50 mil pessoas", referiu o presidente da Câmara de Gaia.

Formação, "com uma lógica de estágios" e desenvolvimento de um trabalho psicossocial com as famílias são algumas das vertentes deste programa da autarquia de Gaia que quer também, trabalhar outros condicionantes como a autoestima, através, por exemplo, de atividades de valorização.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.