Indústria portuguesa do calçado investe 50 ME em inovação e economia digital

| Economia
Porto Canal com Lusa

Porto, 09 mar (Lusa) -- A indústria portuguesa do calçado vai investir 50 milhões de euros em inovação e economia digital para fazer do setor "líder mundial na relação com os clientes através da sofisticação do produto, resposta rápida e nível de serviço".

Hoje apresentado no Centro Tecnológico do Calçado (CTCP), em São João da Madeira, numa sessão presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, o FOOTure 4.0 apresenta-se como um "roteiro para economia digital" que visa "explorar as oportunidades criadas pela Indústria 4.0", envolvendo "um novo ecossistema" de mais de 70 entidades entre empresas, 'startup' (empresas com potencial de crescimento), universidades, centros de inteligência e entidades do sistema científico e tecnológico".

Segundo a Associação dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), o FOOTure 4.0 definiu quatro "prioridades estratégicas": criar formas de interação com o cliente num contexto digital e em rede; melhorar a flexibilidade, tempo de resposta ao cliente, inteligência de negócios e sustentabilidade; qualificar o setor para a Indústria 4.0, tornando-o mais dinâmico, inovador e capaz de criar negócios; e melhorar a inteligência e imagem do setor.

Para atingir estes objetivos o roteiro prevê, por exemplo, o desenvolvimento de novos modelos de negócio, a utilização de estratégias omnicanal e a adoção de processos de cocriação com o cliente; a adoção de tecnologias e processos para assegurar uma produção rápida e flexível e transformações ao nível do desenvolvimento do produto, prototipagem eficiente e digitalização de processos.

Com o FOOTure 4.0 pretende-se ainda atrair jovens e criar competências, qualificar a gestão de topo das empresas e promover o empreendedorismo qualificado, assim como promover a imagem coletiva da indústria.

PD // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.