"Acordo PS/PSD assegura tranquilidade no executivo" - autarca socialista de Fafe

| Norte
Porto Canal / Agências

Fafe, 13 jan (Lusa) - O novo presidente da Câmara de Fafe, o socialista Raúl Cunha, disse à Lusa acreditar que o acordo de gestão autárquica com o PSD foi "a melhor solução" para assegurar a "tranquilidade" no executivo.

"Foi possível fazer com que os dois partidos políticos pudessem entrar num acordo que permitisse dar maioria e maior tranquilidade do executivo", afirmou.

O autarca, que se notabilizou em Fafe, nas últimas décadas, como médico e gestor, comentava à Lusa o facto de o PS não ter conseguido a maioria absoluta num executivo de nove elementos, em que o movimento independente liderado por Parcídio Sumavielle conta com três eleitos e o PSD dois.

"Da análise das várias forças políticas no terreno, encontrámos maior facilidade de diálogo com o PSD. Foi uma conversação franca e transparente", declarou ainda Raúl Cunha.

Nas autárquicas de outubro em Fafe, um concelho com mais de 50.000 eleitores, o PS alcançou apenas mais 15 votos do que a lista independente, num processo conturbado de apuramento de resultados, que levou à recontagem em algumas freguesias por ordem do Tribunal Constitucional.

Raúl Cunha não se quis pronunciar sobre aquela matéria, mas admitiu que o PS, habituado a governar nos últimos mandatos, sempre em maioria absoluta, teve de "respeitar a vontade popular".

"Os resultados das eleições ditaram que o PS deixou de ter a maioria absoluta no concelho. Isso não deve significar que o PS não tenha a obrigação de criar as condições para poder ter uma solução política que dê estabilidade ao executivo e que permita desencadear e desenvolver os projetos que tragam crescimento e desenvolvimento ao concelho", comentou.

Raúl Cunha acrescentou que, após a tomada de posse, que ocorreu no início de novembro, a primeira prioridade foi "criar as condições políticas para que a estabilidade acontecesse".

Comentando o acordo com o PSD, o autarca socialista chamou à atenção para o facto de os dois eleitos sociais-democratas terem assumido pelouros no executivo, um a tempo inteiro e outro a meio tempo, "ficando com áreas importantes do funcionamento da autarquia", incluindo o licenciamento municipal e o PDM.

Para o chefe do executivo, o importante foi "criar as condições para que a câmara pudesse ter uma intervenção com alguma estabilidade".

Recordando a "boa saúde financeira" herdada da anterior gestão, o presidente da câmara disse estarem reunidas as condições para que o atual mandato seja muito positivo para Fafe, aproveitando o próximo quadro comunitário de apoio.

"As duas forças políticas estão a trabalhar em conjunto, no sentido de que os empresários se sintam apoiados e acarinhados no nosso concelho e que tenham a porta aberta para poderem fazer cá os seus investimentos e desse modo criar emprego", adiantou.

Raúl Cunha destacou o apoio à criação de emprego como a principal prioridade da sua gestão, reforçando a capacidade de atração de investimento.

"Promover a marca Fafe", trabalhando para que "o concelho tenha outro reconhecimento", é outra "ideia forte" assumida pelo novo presidente de câmara.

"Gostávamos de tentar pôr Fafe no mapa, criando a marca Fafe. Para isso, vamos ter um conjunto de iniciativas ligadas ao turismo e à cultura que sejam capazes de fazer Fafe crescer e ser um polo com a importância que merece na região", concluiu.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.