Alunos de Castro Daire incentivados a melhorar resultados a Matemática

| Norte
Porto Canal / Agências

Castro Daire, 13 jan (Lusa) -- O agrupamento de escolas e a Câmara de Castro Daire iniciaram hoje um projeto para melhorar os resultados a Matemática, que vai abranger todos os alunos do quarto ano do primeiro ciclo do ensino básico.

O projeto chama-se "De mãos dadas com a Matemática" e contará com a participação de 148 alunos de 19 turmas e 15 escolas do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.

"Não temos maus resultados a Matemática, no entanto, acreditamos que é sempre possível melhorá-los", disse à agência Lusa o vereador responsável pelo pelouro da Educação, Rui Braguês.

Segundo Rui Braguês, a ideia para o projeto partiu de duas professoras (uma de Matemática e outra do primeiro ciclo) que estão na autarquia no âmbito de um Contrato de Emprego -- Inserção (do Instituto de Emprego e Formação Profissional).

"No município já temos iniciativas para outras disciplinas, mas na área da Matemática nunca tínhamos desenvolvido um projeto. Achámos que seria interessante para incentivar o gosto pela Matemática e desenvolver o cálculo mental", explicou.

A tabuada está no centro deste projeto, porque, segundo o vereador, atualmente "há muitos alunos do segundo e terceiro ciclos que têm dificuldades na tabuada e que são cada vez mais incentivados a usar as máquinas calculadoras".

Do projeto fazem parte o "Loto da Tabuada", no âmbito do qual será feita a distribuição aleatória de cartões aos alunos.

"Quando a professora, por exemplo, disser o número 20, quem tiver o cartão do '5x4' deve levantar o dedo e dizer que tem o número. Quem completar os cartões no mais curto período de tempo ganha", explicou.

Haverá também um "Concurso de Tabuada", que consiste na distribuição de fichas pelos alunos, com o objetivo de as completar primeiro e obter a maior pontuação.

Este concurso será realizado em todas as salas do quarto ano e, de cada uma delas, sairá um finalista que irá disputar a final em Castro Daire.

Rui Braguês contou que as duas professoras dinamizadoras do projeto começaram hoje a deslocar-se às escolas para o divulgar. Durante o mês de fevereiro serão apurados os finalistas de cada turma, acabando o projeto a 12 de março.

No entanto, segundo o vereador, a ideia é depois avaliar o projeto e ver se poderá ser aplicado a outros anos de escolaridade e integrar outras matérias da Matemática.

"Vai depender também do interesse que notarmos da parte dos alunos e dos professores", acrescentou.

AMF // ROC

Lusa/fim

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