Municípios do Alto Tâmega acordam plano de 50 ME com Iberdrola

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Pouca de Aguiar, 13 jan (Lusa) -- Os municípios do Alto Tâmega acordaram com a espanhola Iberdrola um plano de ação de 50 milhões de euros para investimentos e compensações resultantes da construção de três barragens neste território, anunciou hoje fonte das autarquias.

O presidente da Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT) e da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, disse à agência Lusa que o acordo com a concessionária do empreendimento hidroelétrico do Alto Tâmega foi alcançado sexta-feira, depois de várias reuniões, algumas das quais contaram com a presença do ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva.

Segundo o autarca, durante este mês de janeiro será constituído um grupo de trabalho, constituído por representes as autarquias, empresa, ministério do Ambiente e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que acompanhará este plano de ação.

Alberto Machado adiantou ainda que, até fevereiro, será publicado o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE), o qual permitirá à Iberdrola iniciar as obras.

O presidente referiu que a intenção da empresa é dar o arranque à construção das barragens ainda este ano, prevendo que as mesmas estejam concluídas entre 2020 e 2022.

O projeto de construção do empreendimento hidroelétrico do Alto Tâmega, que inclui as barragens de Gouvães, Tâmega e Daivões, foi apresentado em janeiro de 2009, numa cerimónia presidida pelo então primeiro-ministro José Sócrates.

O processo tem-se arrastado e os ambientalistas interpuseram uma providência cautelar para considerar nula a Declaração de Impacte Ambiental (DIA).

A Quercus apresentou também uma queixa formal à Comissão Europeia contra o Estado português acusando-o de "violação flagrante" de várias diretivas europeias no mesmo projeto e, em 2013, recorreu ao Tribunal Constitucional para impedir a construção deste empreendimento.

Apenas em setembro de 2011, os municípios envolvidos apresentaram uma proposta de plano de ação, que nunca chegou a ser aprovado formalmente.

Agora, segundo Alberto Machado, ficou definido um investimento de 50 milhões de euros de contrapartidas que serão aplicados em projetos a desenvolver em cada um dos municípios, desde Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Boticas, Chaves, Valpaços, Montalegre e Cabeceiras de Basto, que será também afetado pela construção desta cascata.

Em Vila Pouca de Aguiar, por exemplo, a Iberdrola poderá vir a pagar a comparticipação nacional, que caberia ao município, na construção da Aldeia Rural e Parque de Campismo.

Este projeto representa um investimento global de três milhões de euros, comparticipado em 2,4 milhões de euros pela comunidade europeia. A autarquia teria que pagar os restantes 600 mil euros.

Este plano de ação está previsto na DIA.

"Trata-se de um investimento muito significativo num ciclo económico negativo", afirmou Alberto Machado.

O autarca lembrou que, neste momento, o investimento público nestes territórios do interior é muito diminuto.

O autarca salvaguardou, no entanto, que este plano não contempla as compensações diretas, que decorrem das negociações particulares entre os proprietários afetados pelo empreendimento e a empresa.

A construção deste complexo hidroelétrico faz parte do Plano Nacional de Barragens.

A Iberdrola já pagou ao Estado um prémio de concessão no valor de 303 milhões de euros pela exploração das barragens durante 65 anos.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.