PJ detém assessor jurídico do Benfica e outro suspeito e faz 30 buscas

PJ detém assessor jurídico do Benfica e outro suspeito e faz 30 buscas
| Desporto
Porto Canal com Lusa

A Polícia Judiciária deteve hoje duas pessoas, entre as quais o assessor jurídico do Benfica Paulo Gonçalves, por suspeitas de corrupção, acesso ilegítimo, violação de segredo de justiça, falsidade informática e favorecimento pessoal.

Em comunicado, a PJ refere que, no âmbito da operação 'e-toupeira' foram realizadas trinta buscas nas áreas do Porto, Fafe, Guimarães, Santarém e Lisboa, que levaram à apreensão de relevantes elementos probatórios.

Nesta investigação, iniciada há quase meio ano pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção, averigua-se "o acesso ilegítimo a informação relativa a processos que correm termos nos tribunais ou departamentos do Ministério Público a troco de eventuais contrapartidas ilícitas a funcionários".

Os dois detidos, que não são identificados no comunicado, vão ser sujeitos a primeiro interrogatório judicial.

A investigação, indica o comunicado, vai continuar para a recolha de prova e ao apuramento dos benefícios ilegítimos obtidos.

O inquérito corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

Uma fonte ligada ao processo disse hoje de manhã à agência Lusa que o assessor jurídico do Benfica Paulo Gonçalves tinha sido detido no âmbito do caso dos emails.

Paulo Gonçalves foi constituído arguido no caso dos emails em 19 de outubro, na sequência de buscas da Policia Judiciária ao clube.

Desde maio que o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, tem acusado o Benfica de influenciar o setor da arbitragem e apresentou alegadas mensagens de correio eletrónico de responsáveis 'encarnados', nomeadamente de Paulo Gonçalves e Luís Filipe Vieira.

De acordo com informações avançadas pela Sábado, também terá sido detido um técnico de informática do Instituto de Gestão Financeira e Equipamento da Justiça (IGFEJ), por suspeitas de corrupção passiva.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Clube anuncia compra de terrenos para academia na Maia

O FC Porto avançou para a aquisição de 14 hectares de terreno na Maia, onde irá construir a nova Academia do clube. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e o administrador financeiro Fernando Gomes marcaram presença na sessão de adjudicação dos 18 lotes pelo valor de 3,4 milhões de euros.

Sérgio Conceição: "O FC Porto tem que lutar por títulos"

Esta quarta-feira, a partir das 20h15 (Sport TV1), FC Porto e Vitória de Guimarães irão discutir a última vaga no Jamor, onde o Sporting já tem lugar garantido, assim que Artur Soares Dias fizer ecoar pelo Estádio do Dragão o apito inicial da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Na primeira os portistas venceram por 1-0.

Anha Candé: "Vamos dar tudo para ganhar"

Terminada a fase de grupos como a melhor das 32 equipas em prova, eliminado o campeão europeu AZ, em Alkmaar, e o Mainz, na Alemanha, o FC Porto prepara-se para iniciar a Final Four da Youth League diante do AC Milan, em Nyon, na próxima sexta-feira às 17h00 (FC Porto TV/Porto Canal). Na antecâmara da viagem à Suíça, André Oliveira revela que “a equipa está bem”, os jogadores “habituados à pressão” e “otimistas para o que vem aí”, um desafio em que “a mentalidade vai fazer toda a diferença”.