BE acusa governo de instalar o caos na saúde, favorecendo negócios privados

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 13 jan (Lusa) -- Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, acusou hoje o Governo de instalar o caos, com os cortes nos centros de saúde e hospitais, e de favorecer os negócios privados na saúde.

"Quem trabalha e paga impostos está a fazer a sua parte, mas o Governo não está. Está a deixar que os recursos dos portugueses alimentem interesses financeiros e negócios privados da saúde e a deixar o Serviço nacional de Saúde cada vez com menos capacidade de resposta", disse.

Catarina Martins falava em Aveiro, onde reuniu com a administração hospitalar, para se inteirar das razões que levam à falta recorrente de macas na Urgência.

"As urgências no Hospital de Aveiro começaram o ano da pior maneira. No início do ano tivemos situações, que se têm vindo a repetir, de ambulâncias paradas, sem poderem deixar os seus doentes porque faltam macas nos hospitais. Temos pedido explicações no parlamento ao Ministério da Saúde sobre esta situação, mas quisemos também falar com a administração do Hospital", justificou.

A coordenadora do BE salientou que "o que se vive no Hospital de Aveiro não é muito diferente do que se vive nas urgências um pouco por todo o país", uma situação recorrente que se tem vindo a agravar.

"Durante dois anos, o ministro da Saúde andou a dizer que era possível cortar no Serviço Nacional de Saúde sem com isso causar dano aos utentes e vemos que isso não é verdade. Os portugueses sentem bem na pele, quando não há macas, quando não há camas para internamento, com todo o caos nas urgências, e com os casos verdadeiramente trágicos como o atraso nos exames de colonoscopias, que foram recentemente notícia", criticou.

Segundo Catarina Martins, "os cortes no Orçamento da Saúde provocaram uma incapacidade de resposta dos Centros de Saúde e uma diminuição das consultas especializadas, pelo que as pessoas não têm mais nada a que recorrer, se não as urgências, pelo que, com os cortes também nas urgências o caos era inevitável".

A dirigente do Bloco realçou que "quem trabalha em Portugal faz um esforço muito grande com os seus impostos, para que o país possa dar a todos as condições que precisam, quando estão doentes", o que não se está a verificar.

"Os portugueses nunca pagaram tantos impostos na vida e têm tão pouco pelos impostos que pagam e os cortes no Serviço Nacional de Saúde são um espelho disso", concluiu.

MSO // SMA

Lusa / Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".