PS acusa Câmara de Vieira do Minho de transformar incentivo à natalidade em esmola

| Norte
Porto Canal / Agências

Vieira do Minho, 13 jan (Lusa) - O PS de Vieira do Minho acusou hoje a Câmara local (PSD) de transformar os incentivos à natalidade numa "esmola", ao restringir apenas aos agregados carenciados o direito de acesso àquele apoio.

A Câmara alega que o objetivo é "garantir uma maior equidade na atribuição do apoio às famílias mais carenciadas do concelho que pretendam ver alargado o seu agregado familiar".

Em causa está o programa "Vieira Nascer", criado pelo anterior executivo (PS), que até aqui premiava todos os nascimentos no concelho com cheques de 700 euros para o caso de se tratar do primeiro filho do casal, 600 para o segundo filho e 500 a partir do terceiro.

A atual Câmara decidiu alterar o regulamento, passando o incentivo apenas a contemplar os agregados familiares com um rendimento 'per capita' não superior a 400 euros.

Além disso, o apoio só atinge o valor máximo nos casos em que o rendimento 'per capita' do agregado familiar não exceda os 150 euros.

Acima desse rendimento, o apoio vai diminuindo gradualmente, fixando-se em apenas 50 por cento nos casos em que os agregados familiares ganhem por mês 400 euros.

"O atual executivo pretende acabar com o programa de incentivo à natalidade, transformando-o num subsídio a que muito pouca gente poderá recorrer", acusa o PS, em comunicado.

Os socialistas manifestam-se contra as alterações ao regulamento, sublinhando que, com elas, o programa "deixa de ser de incentivo à natalidade e passa a ser uma esmola".

Em nota publicada no 'site' do município, a Câmara explica que o programa passa a ter como base de aplicação os escalões de rendimento para garantir "uma maior equidade" na atribuição do apoio.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.