Preços sobem 0,2% em Dezembro face ao período homólogo - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Os preços subiram 0,2% em dezembro passado, em termos homólogos, e aumentaram 0,4% face ao mês anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em novembro de 2013 os preços tinham caído 0,2% em termos homólogos (face ao mesmo mês do ano anterior).

Segundo o INE, excluindo a energia e os bens alimentares não transformados (inflação subjacente), a variação homóloga da inflação foi também de 0,2%, que compara com a variação nula do mês anterior.

O agregado relativo aos produtos energéticos registou uma queda homóloga de -0,6% em dezembro (-1,8% no mês anterior), enquanto o agregado dos produtos alimentares não transformados registou uma taxa de variação homóloga de 0,9% (0,6% em novembro de 2013).

Entre as classes com contribuições positivas para a variação homóloga da inflação, o INE destaca a da saúde, das bebidas alcoólicas e tabaco e dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

Já a contribuição negativa "mais expressiva" provém da classe do vestuário e calçado, cujos preços "apresentaram maiores promoções face ao mês homólogo do ano anterior".

Quanto à taxa de variação mensal da inflação, foi de 0,4% em dezembro, superior aos -0,2% do mês anterior e aos 0,0% do mês homólogo de 2012.

Aqui, o destaque vai para o contributo "mais intenso" da classe dos transportes, enquanto a classe do vestuário e calçado se destacou pelo efeito inverso.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.