Petição contra entrega do Hospital de Barcelos à Misericórdia entrou no Parlamento

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 13 jan (Lusa) - A petição contra a eventual entrega da gestão do Hospital de Barcelos à Santa Casa da Misericórdia reuniu cerca de 5.000 assinaturas e já foi entregue na Assembleia da República, foi hoje divulgado.

O porta-voz do Movimento de Defesa do Hospital Público de Barcelos, Jorge Torres, disse à Lusa que, com aquele número de assinaturas, "está garantido" que o assunto será discutido em plenário no Parlamento.

"Queremos um hospital público, para todos, e não desistiremos desta luta", garantiu.

O provedor da Misericórdia de Barcelos, António Pedras, garantiu publicamente que a gestão do hospital da cidade será devolvida à Santa Casa.

A Assembleia Municipal de Barcelos já aprovou, por unanimidade, uma moção contra aquela devolução, considerando que a sua concretização significaria "andar para trás décadas".

"Nada nos move, em particular, contra a ação da Misericórdia de Barcelos, que deve prosseguir na sua atividade de assistência social, mas não pode de maneira alguma substituir o Estado nas suas funções, consagradas na Constituição, de garantir o direito à saúde a todos os cidadãos portugueses, independentemente do seu credo religioso ou condição económica", ressalva a moção.

O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, admitiu que, se o Governo assim o entender, o município poderá estar disponível para assumir a gestão do hospital público da cidade, para evitar a sua entrega à Misericórdia.

Entretanto, o novo presidente do Conselho de Administração do Hospital de Barcelos, Fernando Marques, já classifica de "boatos" tudo o que tem saído a público sobre a eventual transferência da gestão daquela unidade para a Misericórdia.

Em mensagem publicada na página oficial do hospital na Internet, Fernando Marques afirma "não existir qualquer fundamento real e concreto que sustente tal ideia".

O Governo está disponível para transferir a gestão de alguns hospitais para as Misericórdias, desde que estas assegurem uma redução de custos para o Estado de, pelo menos, 25%.

Outra condição é que os hospitais cuja gestão for entregue às Misericórdias mantenham os serviços atualmente prestados no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

Haver mútuo acordo entre as partes e capacidade de gestão adequada e todo um conjunto de requisitos operacionais são as outras condições para a eventual devolução dos hospitais às Misericórdias.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.