Dez distritos sob aviso amarelo devido à chuva e agitação marítima

Dez distritos sob aviso amarelo devido à chuva e agitação marítima
| País
Porto Canal

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima e aguaceiros, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Leiria, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 de hoje e as 23:59 de terça-feira devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo.

Estes cinco distritos vão ficar sob aviso amarelo entre as 15:00 de hoje e as 23:59 de terça-feira.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, com abertas até ao início da tarde, aguaceiros, por vezes fortes e de granizo em especial no litoral e a partir da tarde, que serão de neve acima de 800/1000 metros e vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se a partir da tarde moderado a forte no litoral e forte nas terras altas.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida de temperatura.

No sul, a previsão aponta para céu em geral muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade, períodos de chuva até ao início da manhã, passando a regime de aguaceiros, em geral fracos, mais prováveis no Alto Alentejo, vento em geral fraco predominando de noroeste, tornando-se moderado no litoral a partir da tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte do quadrante oeste, prevendo-se ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida de temperatura.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, apresentando abertas a partir da manhã, períodos de chuva até ao início da manhã, passando a regime de aguaceiros fracos, mais prováveis nas vertentes voltadas a norte, e que poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha, vento moderado do quadrante norte e pequena descida de temperatura.

O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento oeste fresco com rajadas até 50 km/h, rodando para sudoeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 14 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo, Évora de Beja 12, em Faro 15, Castelo Branco 11, Guarda 5, Portalegre 9, Bragança 7, Vila Real e Viseu 8, Funchal 19, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores dezasseis.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".