Ex-PM japonês Yoshiro Mori lidera organização dos Jogos Olímpicos de 2020

| Desporto
Porto Canal / Agências

Tóquio, 13 jan (Lusa) -- O ex-primeiro-ministro japonês Yoshiro Mori vai assumir a presidência do comité organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, anunciou hoje o Governo japonês.

O ministro da Educação e Desporto, Hakubun Shimomura, confirmou à agência Kyodo que o antigo chefe do Governo aceitou a proposta para que lidere o organismo, ainda que a decisão não esteja ainda formalizada.

A administração da cidade de Tóquio e o Comité Olímpico japonês querem criar oficialmente o comité organizador dos jogos a 24 de janeiro.

Inicialmente, Mori, de 76 anos, tinha recusado a proposta argumentando que a sua idade era demasiado avançada para assumir o cargo.

"O senhor Mori teve um papel fundamental na campanha para a vitória na organização dos Jogos. Creio que é uma pessoa idónea para o posto", explicou Tsunekazu Takeda, presidente do Comité Olímpico japonês também em declarações recolhidas pela agência Kyodo.

Yoshiro Mori foi primeiro-ministro do Japão entre 2000 e 2001 e também ministro da Educação, Desporto, Cultura e Ciência entre 1983 e 1984 e é um confesso apaixonado pelo râguebi.

Além de ter integrado a equipa da Universidade de Waseda, em Tóquio, Yoshiro Mori é desde 2005 o presidente da federação japonesa de râguebi.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: "Vamos à Amoreira para ganhar"

Sérgio Conceição pediu foco total frente ao Estoril para evitar dissabores na 27.ª jornada da Liga, este sábado, pelas 20h30.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.