Distribuição de fundos para combate a incêndios não deve perder "noção da prioridade" - Sec. de Estado

Distribuição de fundos para combate a incêndios não deve perder "noção da prioridade" - Sec. de Estado
| Política
Porto Canal

O secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, anunciou hoje, na sua primeira intervenção pública, que o rigor na distribuição de fundos para a próxima época de incêndios não pode prejudicar "a noção da prioridade".

João Almeida presidia às celebrações do 54.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, onde o presidente da autarquia, José Pinheiro (CDS), apelara minutos antes a que o governante apoiasse a aquisição de uma ambulância para atender "às necessidades de socorro das populações que vivem nas zonas mais altas do concelho", frequentemente sujeitas à queda de neve.

O governante não comentou especificamente essa situação, mas declarou: "O país vive dificuldades e constrangimentos na despesa pública, mas numa área tão importante como esta, em que não se pode perder a noção do rigor, também não se pode perder a noção da prioridade".

Referindo que está a acompanhar a realização de um concurso público para aquisição dos equipamentos de proteção individual para os bombeiros portugueses, João Almeida disse que "é pretensão do Governo" proporcionar a esses operacionais as condições mínimas para o seu trabalho.

"Se os bombeiros portugueses forem para o terreno realizar um combate tão difícil como o que sabemos que enfrentam", realçou o governante, "o mínimo é que tenham condições para o fazer com segurança".

João Almeida revelou a manutenção da aposta na formação e, já no âmbito das telecomunicações, comprometeu-se a que, "tão cedo quanto possível, sejam entregues os rádios às corporações e essas estejam melhor servidas do que estão neste momento".

Quanto à atividade concreta da única corporação do município de Vale de Cambra, que em 2013 respondeu a mais de 7500 ocorrências com recurso a um corpo ativo de 90 bombeiros voluntários e 15 profissionais, o secretário de Estado elogiou o projeto de construção de um novo quartel operacional - já em curso.

"A melhor forma de honrarem o vosso património é darem novos passos", defendeu João Almeida. "Conseguem empreender projetos tão ambiciosos como um novo quartel e uma nova viatura, e obviamente que, dentro das limitações existentes, estudaremos todos os apoios possíveis para que possam concretizar esses sonhos", acrescentou.

As celebrações de mais um aniversário dos bombeiros incluíram a bênção de um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios, o qual representou um donativo de 120.000 euros de um benemérito local.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.