Mota Soares, João Almeida e Diogo Feio são os novos 'vices' de Portas

| Política
Porto Canal / Agências

A lista de Paulo Portas aos órgãos nacionais do CDS-PP inclui Mota Soares, João Almeida e Diogo Feio como vice-presidentes e a entrada de Cecília Meireles e Hélder Amaral para a Comissão Executiva, disse à Lusa fonte centrista.

Filipe Lobo D'Ávila substitui João Almeida como porta-voz do partido, disse a mesma fonte.

O XXV Congresso do CDS-PP termina hoje em Oliveira do Bairro (Aveiro) com a eleição de todos os órgãos nacionais do partido, incluindo o presidente reeleito, Paulo Portas.

As listas para os órgãos nacionais incluem também o Conselho Nacional, para cuja liderança Portas propôs Telmo Correia, que concorre contra Luís Nobre Guedes, nome apresentado pela tendência Alternativa e Responsabilidade (AR).

A Comissão Política Nacional, a mesa do Congresso, a Comissão de Organização, o Senado, o Conselho Nacional de Jurisdição e o Conselho Nacional de Fiscalização, completam os órgãos partidários.

A moção "Responsabilidade e Identidade", que tem como primeiro subscritor o líder do CDS-PP, Paulo Portas, obteve 82% dos votos, contra 16,6 por cento da moção encabeçada por Filipe Anacoreta Correia, do movimento Alternativa e Responsabilidade.

Num total de mil votantes, a moção de Paulo Portas conseguiu 820 votos e a de Anacoreta Correia 166, tendo sido contabilizados 14 votos brancos e nulos.

A votação das duas moções decorreu até às 3:15, tendo os resultados sido divulgados cerca de meia hora depois.

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.