PCP propõe rejeição do Documento de Estratégia Orçamental

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 mai (Lusa) - O grupo parlamentar do PCP apresentou na quinta-feira um projeto de resolução para "chumbar" o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) e a iniciativa irá hoje a votos, após o debate sobre o Orçamento do Estado Retificativo para 2013.

O ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, que se encontra na Assembleia da República, juntamente com outros quatro colegas do Executivo da maioria PSD/CDS-PP, tinha apresentado o DEO no final de abril.

O DEO estabelece o quadro de médio prazo para as finanças públicas em Portugal, no período entre 2013 e 2017, e não é votado na Assembleia da República, à semelhança dos Programas de Estabilidade e Crescimento, mas as restantes bancadas parlamentares acederam às intenções de PCP e também do BE, que apresentou hoje uma iniciativa semelhante.

A iniciativa comunista destaca os constantes falhanços das previsões e projeções económicas por parte do Governo e o impacto negativo das suas políticas na vida dos portugueses.

Sobre o mesmo tema irá também a votos uma iniciativa do BE, que foi hoje entregue na mesa da Assembleia da República.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".