Marcha de católicos dispersa pela forças de segurança na RD Congo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Kisangani, 25 fev (Lusa) -- Uma marcha de católicos contra a continuidade do Presidente Joseph Kabila no poder foi dispersa pela polícia hoje, após uma missa na catedral de Kisangani, no nordeste da República Democrática do Congo (RD Congo), e provocou feridos, constatou um jornalista da AFP.

Centenas de fiéis que saíram da missa iniciaram uma marcha antes de serem dispersos pelas forças de segurança, que usaram gás lacrimogéneo e munições reais.

Pelo menos duas pessoas foram feridas na sequência de tiros das forças de segurança, de acordo com o correspondente da agência de notícias francesa.

Os fiéis refugiaram-se na paróquia cantando o "Debout Congolais", o hino nacional da RDC.

Na comunidade de Mangobo, no norte de Kisangani, os moradores reuniram-se nas ruas e vários grupos de jovens ficaram a 50 metros da Guarda Republicana, uma unidade especial encarregada de proteger o Presidente Joseph Kabila.

Estas marchas são organizadas pelo Comité de Coordenação de Leigos (CLC), um coletivo de intelectuais próximos da Igreja Católica, que pede ao Presidente Kabila para anunciar publicamente que não será candidato nas eleições agendadas para 23 dezembro.

O mandato de Kabila terminou a 20 de dezembro de 2016, mas o Presidente recusa-se a deixar o poder, adiando sistematicamente as eleições.

Em Kinshasa, a marcha de hoje foi proibida.

A polícia definiu como objetivo "mortes zero" para este terceiro protesto.

As duas manifestações anteriores, que ocorreram a 31 de dezembro e a 21 de janeiro, causaram cerca de 15 mortos, de acordo com a Igreja.

CSR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.