CDS/Congresso: Eduardo Nogueira Pinto, Altino Bessa e Sampaio Nunes na Comissão Política de Portas

| Política
Porto Canal / Agências

Oliveira do Bairro, 12 jan (Lusa) - A lista à Comissão Política Nacional apresentada hoje por Paulo Portas integra 14 novos membros, entre os quais Ana Rita Bessa, Eduardo Nogueira Pinto, Altino Bessa, José Vasco Matafome e Pedro Sampaio Nunes.

Pedro Sampaio Nunes foi secretário de Estado do Governo de Pedro Santana Lopes e antigo vice-presidente da direção centrista de Ribeiro e Castro.

No XXV Congresso do CDS-PP, que termina hoje em Oliveira do Bairro (Aveiro), a lista apresentada pelo líder, que será reeleito, Paulo Portas, integra ainda Frutoso Tomé, Henrique Monteiro, Jorge Quintas Serrano, José Pedro Caçorino, Luís Providência, Maria da Graça Silveira, Maria Isabel Torres, Pedro Morais Soares e Tiago Abreu.

Uma alteração estatutária proposta por Paulo Portas, justificada com o aumento de militantes, alargou neste Congresso o número de elementos dos órgãos do partido na comissão política, que passa a poder ter um máximo de 42 elementos.

Nesse sentido, foi alargado o número de vice-presidentes, passando de cinco para oito, com entrada de Luís Pedro Mota Soares, João Almeida e Diogo Feio, juntando-se a Artur Lima, Assunção Cristas, Nuno Magalhães, Nuno Melo e Teresa Caeiro.

Também a Comissão Executiva, o núcleo duro da direção, é alargada, com a entrada de Cecília Meireles, Hélder Amaral e Paulo Núncio, que passa de 14 para 17 elementos.

Filipe Lobo de Ávila substitui João Almeida como porta-voz do partido.

No Congresso foi também anunciada a entrada de 53 novos militantes, entre empresários, gestores, juristas, economistas e médicos, em que se inclui também o 'chef' Hélio Loureiro, os jornalistas Eduardo Condessa e Mário Carneiro, e os professores catedráticos Cassiano Maria Reimão e Maria de Sousa Pereira Coutinho.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.