Visões opostas entre PS e PSD sobre Segurança Social dificultam acordos - Vieira da Silva

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 fev (Lusa) - O ministro com a pasta da Segurança Social, Vieira da Silva, admitiu hoje que as visões opostas entre PS e PSD sobre a área que tutela dificultam eventuais futuros acordos, assegurando que o PS não vai mudar de alianças.

À margem de uma conferência sobre "Economia Social e os desafios dos Pós 2020", no âmbito da iniciativa PS de Portas Abertas, em Lisboa, Vieira da Silva foi questionado pelos jornalistas sobre a notícia avançada hoje pelo semanário Expresso que dá conta de que António Costa e Rui Rio querem fechar dois acordos até ao verão, um deles sobre fundos comunitários e outro sobre a descentralização.

"Sabemos que na área da Segurança Social existem distinções significativas entre as visões que ambos os partidos têm, ou pelo menos tiveram no passado. Não conhecemos em detalhe qual é a posição da nova liderança do PSD, mas relembremos que foi com o governo do PSD e do CDS que foram propostas medidas como o corte das pensões em pagamento", respondeu, quando questionado sobre eventuais acordos futuros na área que tutela.

Recordando que "o Governo do PS, apoiado pelos seus parceiros parlamentares, tem uma posição oposta" a esta do PSD, Vieira da Silva acrescentou: "Não creio que isso facilite".

No entanto, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social referiu que "disponibilidade para conversar, para encontrar convergências quando elas forem necessárias existe agora como existiu sempre".

"Parece que agora também existe do lado PSD. Vamos ver", disse apenas.

Desconhecendo a existência de qualquer "acordo consubstanciado" entre PS e PSD, Vieira da Silva sublinhou que "o Governo é apoiado no parlamento por uma maioria que se formou precisamente para apoiar uma mudança de políticas" e que essa relação, que é "a principal do ponto de vista político, não está em causa".

"O Governo não vai, nem o PS, mudar de alianças. Agora o debate parlamentar, o debate político não se esgota nas maiorias parlamentares e há aspetos da nossa vida coletiva nos quais o Governo sempre identificou a necessidade de consensos o mais alargados possível", observou.

Questionado se na área da Segurança Social é essencial ter o PSD ao lado, Vieira da Silva foi perentório: "Não, é essencial ter os portugueses ao lado".

JF // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.