Coligação com PSD será a primeira a terminar mandato em 40 anos - Paulo Portas

Coligação com PSD será a primeira a terminar mandato em 40 anos - Paulo Portas
| Política
Porto Canal

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, afirmou hoje que a coligação governativa com o PSD será a primeira a terminar o mandato em 40 anos de democracia, admitindo que possa não ser a última a consegui-lo.

"Dizem que nenhuma coligação terminou o seu mandato em quarenta anos de democracia. Algo me diz que seremos os primeiros a fazê-lo e a partir daí não seremos os últimos a fazê-lo", afirmou.

Discursando na sessão de encerramento do XXV Congresso do CDS-PP, o líder reeleito dirigiu as primeiras palavras ao presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que preside à delegação social-democrata na reunião magna dos centristas.

Paulo Portas considerou que "a vantagem das coligações é a pluralidade" e, por isso, indicou, é que os países mais fortes da Europa são governados há décadas em coligação.

Sobre o estado da coligação governativa com o PSD, Portas afirmou: "Os nossos países não são iguais nem são sósias mas sabem estar juntos por um bem comum maior que se chama Portugal".

Ainda dirigindo-se ao primeiro-ministro, Paulo Portas destacou o significado do dia 17 de maio para o país, afirmando que Portugal "não merece o azar" de um segundo resgate e merece sair do programa de ajustamento "com dignidade".

"A Europa precisa de um caso bem-sucedido a sul" afirmou, considerando que em maio de 2014 o que se vai discutir "são as semelhanças e especificidades entre a Irlanda e Portugal".

"Estamos no radar dos países com solução", afirmou Paulo Portas, destacando que, no final do programa de assistência financeira, o país vai poder escolher os meios e as políticas para atingir os objetivos e recuperar a soberania.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.