Síria: Votação na ONU sobre o cessar-fogo adiada para sábado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 23 fev (Lusa) - A votação nas Nações Unidas sobre o cessar-fogo na Síria foi adiada para sábado às 17:00 TMG (mesma hora em Lisboa), segundo fontes diplomáticas.

"A votação do Conselho de Segurança sobre um texto que prevê um cessar-fogo humanitário na Síria, inicialmente prevista para hoje, será realizada no sábado às 17:00 TMG", disseram fontes diplomáticas citadas pela agência noticiosa AFP.

Um novo texto de resolução foi, entretanto, desenvolvido. Quando um texto é finalizado, a prática na ONU é esperar pelo menos pelo dia seguinte para a votação.

As conversações sobre um cessar-fogo decorrem desde o dia 09 de fevereiro com o objetivo de evitar um veto pela Rússia, aliado do regime de Damasco.

No início da semana, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu uma suspensão imediata de "todas as atividades de guerra" no leste de Ghouta, onde disse que 400 mil pessoas vivem "o inferno na terra".

O projeto de resolução exige que, assim que o cessar-fogo entre em vigor, todas as partes devem permitir comboios humanitários e equipas médicas em áreas solicitadas pelas Nações Unidas.

Desencadeado em março de 2011 pela violenta repressão do regime de Bashar al-Assad de manifestações pacíficas, o conflito na Síria ganhou ao longo dos anos uma enorme complexidade, com o envolvimento de países estrangeiros e de grupos 'jihadistas', e várias frentes de combate.

Num território bastante fragmentado, o conflito civil na Síria provocou, desde 2011, mais de 350 mil mortos, incluindo mais de 100 mil civis, e milhões de deslocados e refugiados.

Nas últimas semanas registaram-se vários ataques e bombardeamentos pelas forças do Presidente al-Assad, que provocaram centenas de mortos.

NL // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.