Moção sectorial contra casamento 'gay' e coadopção recolhe escassos aplausos

| Política
Porto Canal / Agências

Oliveira do Bairro, 11 jan (Lusa) - Uma moção contra o casamento entre homossexuais, a coadoção e a procriação medicamente assistida "fora da família natural" foi hoje a menos aplaudida entre as moções setoriais apresentadas no XXV Congresso do CDS-PP.

O documento, intitulado "CDS-PP, partido da liberdade e da responsabilidade", foi apresentado pelo primeiro subscritor, Nuno Lobo, que foi muito crítico contra os deputados que, na bancada do CDS-PP, "acompanharam a esquerda" na viabilização de medidas como a coadoção e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"Não somos indiferentes do desejo de felicidade dos homossexuais. Mas fique claro que não somos indiferentes ao bem comum. E estamos certos que o bem comum é servido de realidades naturais", afirmou, perante escassos aplausos dos delegados do CDS-PP.

Para os subscritores da moção H, "todos os deputados sem exceção devem falar a uma só voz nestas matérias".

Ao contrário da moção de Nuno Lobo, a moção setorial apresentada por José Manuel Rodrigues a explicar o voto contra os orçamentos de Estado para 2013 e 2014 foi calorosamente acolhida.

O líder do CDS-PP/Madeira e ex-deputado invocou "razões regionais importantíssimas" para justificar a decisão da comissão política do CDS-PP/Madeira impor o voto contra aos orçamentos mas também "razões de convicção".

"Quando lemos na moção do presidente do partido que no primeiro ciclo de governação o CDS foi obrigado a governar contra as suas convicções então tivemos razão [em votar contra os OE] porque nos mantivemos fiéis às nossas propostas", afirmou.

"Que nunca mais o CDS seja obrigado a governar contra as suas próprias convicções", afirmou, perante os aplausos dos delegados.

O líder da comissão política do CDS-PP/Madeira disse que a estrutura mandatou o atual deputado eleito pela região Rui Barreto para votar contra os orçamentos, frisando que foram assumidas "todas as responsabilidades".

José Manuel Rodrigues, ex-deputado que se demitiu da vice-presidência do partido e da bancada parlamentar, lembrou que Rui Barreto foi suspenso da militância partidária em consequência de um processo disciplinar.

No final da sua intervenção, José Manuel Rodrigues disse reconhecer o "enorme esforço e empenho de ministros e secretários de Estado" para impedir propostas contra os "valores e princípios do CDS".

"O que seria hoje do nosso país se em vez desta coligação o país tivesse sido governado durante dois anos e meio por um governo de maioria absoluta do PSD?", questionou.

Uma moção em defesa do ensino obrigatório exclusivamente suportado por impostos "sem co-pagamentos e outras taxas", uma outra que aponta as exportações, o investimento e a inovação como caminhos para o "desenvolvimento industrial" e outra a defender medidas para combater a desertificação do interior do país foram os outros documentos setoriais apresentados no XXV Congresso do CDS-PP.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.