Brasileiro Marcelo Cidade vence XI Premio SustainARt da ARCOmadrid

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 23 fev (Lusa) - O artista brasileiro Marcelo Cidade, autor da obra experimental "Expansão por Subtração", venceu o XI Prémio illy SustainARt na ARCOmadrid, "pela crítica reivindicativa à política destrutiva e ditatorial do lugar onde vive", anunciou hoje o júri do galardão.

Inspirado pelo desenho do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, símbolo do modernismo do Brasil, o jovem artista interpretou os sistemas de segurança precários e populares que se usam nos muros fronteiriços, com bocados de vidros partidos.

Marcelo Cidade define-se como um artista conceptual que se identifica com a experiência urbana, centrada no que é público e privado, coletivo e individual, e na transitoriedade destes dois universos.

O júri, formado pelos comissários de arte Adriano Pedrosa, María Inés Rodríguez e Carlo Bach, diretor artístico de illycaffè, reconheceu este artista como "uma jovem promessa do Brasil", concedendo-lhe um valor monetário de 15.000 euros, para continuar com o seu trabalho artístico.

Este galardão, atribuído pelo 11.º ano consecutivo, reconhece a obra de artistas latino-americanos, procedentes de países produtores de café, nascidos a partir de 1970.

Inaugurada na quarta-feira, com 15 galerias de Portugal e mais 15 do Brasil, a ARCOmadrid teve este tema como tema o futuro, e encerra no domingo.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.