Narcotraficante da Guatemala condenado a prisão perpétua nos EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 23 fev (Lusa) - Um cidadão da Guatemala, acusado de liderar uma rede de tráfico de drogas com vínculos estreitos com o violento cartel mexicano de Sinaloa, foi hoje condenado a prisão perpétua por um tribunal norte-americano.

A sentença foi proferida pela juiza federal Colleen Kollar-Kotelly, do distrito de Columbia (Washington) nos Estados Unidos, que deu como provado que o guatemalteco Eliú Alexander Lorenzana Cordón, de 46 anos, introduziu em território americano toneladas de cocaína de origem colombiana, entre 1996 e 2009.

Segundo a acusação, a droga entrava nos Estados Unidos através do México. Lorenzana Cordón foi capturado na Guatemala em novembro de 2011 e extraditado para os Estados Unidos, com seu irmão e parceiro Waldemar.

"Lorenzana Cordón foi o líder de uma importante organização internacional de narcotráfico com laços estreitos com o Cartel de Sinaloa, uma das mais violentas e sofisticadas organizações criminosas transnacionais que atuam no mundo hoje", disse o vice-procurador-geral dos Estados Unidos, em comunicado.

RBF//RBF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.