Apagão deixa às escuras nove Estados da Venezuela

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 23 fev (Lusa) - Um apagão elétrico deixou às escuras, durante várias horas, pelo menos nove Estados da Venezuela ao começo da noite de quinta-feira.

O apagão afetou o centro e oeste do país, os Estados de Barinas, Falcón, Lara, Mérida, Portuguesa, Táchira, Trujillo, Yaracuy e Zúlia.

Segundo o secretário de Assuntos Elétricos do Estado de Zúlia, Juan Carlos Boscán, a falha ocorreu numa linha de 765Kva da subestação elétrica Yaracuy - La Arenosa, registada pelas 17:00 horas locais (21:00 horas em Lisboa).

Segundo a imprensa local, pelas 21:30 horas locais de quinta-feira (01:30 horas de hoje em Lisboa) persistia a falha elétrica que obrigou os comerciantes a fechar os seus estabelecimentos e paralisou a atividade comercial noturna.

Na Venezuela, os apagões são cada vez mais frequentes. Apesar de se registarem principalmente no interior do país têm-se sentido também na cidade Caracas.

Em fevereiro ocorreram quatro grandes apagões que afetaram o distrito capital.

FPG//RBF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.