Membros da concelhia do CDS-PP/Braga demitem-se para provocar eleições

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 10 jan (Lusa) - Oito membros da concelhia de Braga do CDS-PP demitiram-se por considerarem que o "prazo" da atual direção "terminou" com as últimas eleições autárquicas e que agora é tempo de "novas dinâmicas" provocando assim eleições antecipadas.

Em declarações à agência Lusa, um dos membros demissionários, Manuel Rocha, salientou que o trabalho desenvolvido pela atual direção para as autárquicas, encabeçada por Henrique Borges, foi "excelente" mas que "os tempos agora são outros":

À Lusa, o presidente daquela estrutura do CDS-PP, cujo XXV congresso nacional começa sábado, afirmou "não ser compreensível" a atitude dos membros demissionários na concelhia e explicou que os estatutos obrigam à convocação de eleições antecipadas, uma vez que deixou de haver quórum na concelhia.

"Consideramos que o prazo de vida desta concelhia era até às autárquicas. Tivemos um ótimo resultado mas os tempos agora são outros", explicou Manuel Rocha para quem "agora o trabalho a desenvolver é diferente" sendo "tempo de novas dinâmicas".

Por isso, disse, "é necessário ir a votos, daí a demissão destes 8 membros".

Com a demissão daqueles membros deixa de existir quórum na concelhia do CDS-PP de Braga, formada por 17 membros, restando nove em funções.

"Estas demissões obrigam a eleições, tendo sido logo solicitado ao presidente da mesa do plenário da concelhia que marcasse o ato eleitoral", disse Henrique Borges.

Para este dirigente, "não se compreende a tomada de posição" dos oitos membros demissionários.

"O único motivo que me deram foi o de descontentamento com o rumo que a concelhia estava a tomar. Ganhámos a câmara [em coligação com o PSD/Braga e PPM], ganhámos autarcas nas juntas de freguesia, quase os duplicámos, temos mais militantes. Não se percebe", disse.

Questionado sobre se os membros que se demitiram vão apresentar uma lista a eleições, Manuel Rocha não clarificar dizendo apenas que "ainda não é tempo de pensar nisso".

Os cerca de 500 militantes do CDS-PP de Braga vão, assim, ter que eleger uma nova concelhia, num ato eleitoral que, segundo obrigam os estatutos do partido, terá que ser marcado para o prazo máximo de 30 dias.

As demissões foram apresentadas durante uma reunião da concelhia de Braga do CDS-PP que teve lugar na noite de quinta-feira.

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.