Ministra rejeita propostas que afectem a liberdade de imprensa

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jan (Lusa) - A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, rejeitou hoje propostas legislativas que afetem a liberdade de imprensa, em referência ao estudo hoje apresentado na Procuradoria-Geral da República, que aponta medidas preventivas da violação do segredo de justiça.

A governante disse que "o Ministério da Justiça não vai patrocinar qualquer proposta legislativa que coloque em causa a liberdade de imprensa, essencial num Estado democrático".

Paula Teixeira da Cruz, advogada de formação, assistiu à tomada de posse da bastonária da Ordem dos Advogados para o próximo triénio, Elina Fraga.

A Procuradoria-Geral da República apresentou hoje, em Lisboa, as conclusões da auditoria sobre violação do segredo de justiça, ordenada há um ano pela procuradora-geral, Joana Marques Vidal.

Entre as medidas preventivas propostas na auditoria está a de adotar um "sistema de punição" dos órgãos de comunicação social e jornalistas que violem o segredo de justiça, independentemente das fontes, assim como um "verdadeiro sistema de autorregulação da atividade jornalística".

A diminuição da duração do inquérito, a redução do círculo de pessoas intervenientes na tramitação e na decisão do processo, assim como a identificação de todos os intervenientes processuais são outras medidas incluídas numa extensa lista de propostas, que acompanhou o resultado da auditoria.

A maioria das acusações deduzidas em 2011-2012, pelo Ministério Público, nos inquéritos criminais por violação de segredo de justiça, foram contra jornalistas (seis), seguindo-se os agentes da justiça (dois).

Segundo a auditoria, foram deduzidas apenas nove acusações, num total de 83 inquéritos-crime por violação do segredo de justiça, o que traduz "uma percentagem de 10,8 por cento do total dos inquéritos abertos por esse crime".

JOP (FC) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".