Exposição abre comemorações dos 200 anos da elevação da Ilha de Moçambique a cidade

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 22 fev (Lusa) - O Centro Cultural Português em Maputo inaugura hoje uma exposição de fotografia sobre a Ilha de Moçambique, que comemora este ano 200 anos de elevação a cidade.

A mostra "Ilha dos Poetas" exibe fotos, acompanhadas por textos - de Camões a Mia Couto -, com curadoria do poeta moçambicano.

"Não se pretende apresentar uma visão histórica ou cronológica da Ilha de Moçambique, mas lançar o desafio de revisitar a mitologia poética da Ilha evocada em versos, textos e fotografias dos seus mais ínclitos cultores", anuncia o Centro Cultural Português.

A exposição vai estar patente até 30 de março e conta com a colaboração do Arquivo Histórico de Moçambique e do Centro de Documentação e Formação Fotográfica.

A Ilha de Moçambique deu nome ao país do qual foi a primeira capital: é uma cidade insular na província de Nampula, a norte do território moçambicano, a qual deu o nome ao país do qual foi a primeira capital.

A UNESCO classificou-a como Património Mundial da Humanidade em 1991.

LFO//RBF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.