Frente Atlântica exige prioridade ao Porto de Leixões nos investimentos nacionais

| Economia
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 10 jan (Lusa) - A Frente Atlântica, composta pelos presidentes das câmaras do Porto, Matosinhos e Gaia, exigiu hoje que o Porto de Leixões seja "prioridade nos investimentos nacionais" no setor da logística, considerando "completamente desnecessário" o terminal de contentores da Trafaria.

No âmbito da carta de compromisso dos municípios da Frente Atlântica do Porto, os presidentes das câmaras de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia - Guilherme Pinto, Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues, respetivamente - visitaram hoje a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), tendo reunido com a administração da empresa.

"Neste momento aquilo que nós queremos é fazer a exigência de que Leixões será prioridade nos investimentos nacionais do ponto de vista daquilo que é a logística porque nos parece que é decisivo", disse no final Guilherme Pinto aos jornalistas, uma reivindicação dirigida ao Governo.

O presidente da Câmara de Matosinhos garantiu que "o Porto de Leixões tem toda a força política" de que a Frente Atlântica for capaz para que o investimento necessário "seja feito em detrimento de outros investimentos que nos parecem menos necessários".

"Nós entendemos que o investimento na Trafaria é um investimento completamente desnecessário. Não cabe na cabeça de ninguém colocar um terminal de contentores na margem sul de um rio para depois voltar a enviar esses contentores para a margem norte do rio", respondeu, quando questionado pelos jornalistas sobre quais os investimentos a que se referia.

A Frente Atlântica deixou assim uma "manifestação de defesa da autonomia do Porto de Leixões", realçando que esta estrutura "tem necessidade de desenvolver o novo cais de contentores" e "isso implica um investimento financeiro muito avultado", na ordem dos 300 milhões de euros.

"O Porto de Leixões é o símbolo da capacidade do país porque é por aqui que nós podemos perceber que estamos a exportar mais inteligência do que aquela que importamos, mais valor acrescentado do aquilo que importamos", disse.

Guilherme Pinto realçou ainda que "o Porto de Leixões é hoje, porventura, o porto mais importante do país tendo em vista que boa parte da carga passa aqui por Leixões e que é essencial à economia de todo o país".

"O Porto de Leixões pode contar com a cidade do Porto, a cidade de Matosinhos e a cidade de Vila Nova de Gaia para defender, com toda a nossa força, a necessidade dos investimentos aqui em Leixões", garantiu.

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.