Engenho explosivo detonado pela Marinha em praia de Alcobaça

| País
Porto Canal / Agências

Alcobaça, 10 jan (Lusa) -- Um engenho explosivo usado para sinalização no mar foi na quarta-feira detonado por mergulhadores da Marinha na praia de Paredes da Vitória, no concelho de Alcobaça, onde deu à costa, divulgou hoje a Marinha.

"O engenho foi encontrado na praia durante a manhã, foi estabelecido um perímetro de segurança e determinada a presença de elementos da Polícia Marítima para evitar qualquer perigo até à chegada da equipa de inativação de explosivos", disse à Lusa Loureço Gorricho, comandante da Capitania do Porto da Nazaré.

O engenho explosivo, denominado "Marine Marker", que é utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse, deverá "ter sido trazido para a costa pela forte ondulação dos últimos dias e, apesar de se encontrar inativo, foi detonado por questões de segurança", adiantou ainda o responsável.

O engenho foi detonado cerca das 15:30 de quarta-feira pela equipa de Inativação de Engenhos Explosivos dos destacamentos de Mergulhadores Sapadores 1.

De acordo com um comunicado da Marinha divulgado hoje, a confluência de rotas marítimas e aéreas faz com este tipo de engenho seja "encontrado com alguma frequência na costa portuguesa".

O "Marine Marker" requer "precauções no seu manuseamento", uma vez que pode ser "extremamente perigoso" por conter na sua composição "fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra, podendo causar queimaduras graves se em contacto com a pele", refere o comunicado.

A Marinha alerta assim para que sempre que sejam encontrados engenhos similares não sejam removidos, devendo ser avisada a autoridade marítima local.

DYA // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).