Financiamento Proder para Portugal bate recorde de 731 MEuro até 2013

| Economia
Porto Canal / Agências

Torres Vedras, 10 jan (Lusa) - O Programa de Desenvolvimento Regional (Proder) atingiu o recorde de financiamentos comunitários para a agricultura, com 731 milhões de euros e uma execução de 77%, 2% acima da média europeia, anunciou hoje a ministra da Agricultura em Torres Vedras.

"No ano passado tivemos uma execução excecional do Proder. Mais uma vez batemos os nossos recordes com 731 milhões de euros pagos e uma taxa de execução de 77%, bem acima da média de execução comunitária deste programa", afirmou Assunção Cristas.

Os investimentos apoiados por fundos comunitários contribuíram, segundo a governante, para o aumento das exportações do setor agrícola em 7% e para a abertura de novos mercados.

A ministra, que falava durante a inauguração de uma fábrica de produtos à base de fruta fresca cortada, adiantou que, nesta área, 112 qualidades de fruta nacional chegam já a 68 países e, dentro em breve, vão chegar a mais 51, por processos de negociação "já concluídos".

Em Torres Vedras, Assunção Cristas classificou o investimento do Grupo Luís Vicente como "a primeira linha da modernidade e da inovação" e um "sinal positivo para o setor e para a economia".

"Esta fábrica é o exemplo dos quatro 'i' que queremos continuar a promover: investimento, inovação, industrialização e internacionalização", disse.

O investimento de dois milhões de euros, que criou 30 postos de trabalho, vai permitir ao grupo transformar por ano cinco mil toneladas de fruta e faturar 10 milhões de euros este ano, metade dos quais em Espanha, o principal mercado para onde o grupo prevê exportar os produtos preparados na unidade.

O projeto vai dar expressão a um projeto-piloto já existente de fruta fresca descascada, cortada e embalada para venda, diversificando ao mesmo tempo o negócio com fruta fresca em sobremesas e sopas de fruta com base láctea.

A tecnologia da fábrica vai possibilitar aumentar o prazo de validade de cinco para oito a dez dias, a diversificação dos produtos à base de fruta e o aproveitamento da capacidade da fábrica para transformar o dobro da fruta que hoje recebe vão desafiar o setor a produzir mais.

O grupo anunciou ainda investimentos de 1,5 milhões de euros na duplicação da capacidade de frio em 2015 e de três milhões de euros na construção, a partir do segundo semestre deste ano, de uma outra fábrica destinada à fruta desidratada crocante que começou a vender desde setembro.

Com os dois projetos, o grupo estima este ano aumentar as exportações em 20%, bem como a fruta transacionada das atuais 60 mil para as 70 mil toneladas, das quais 60% são para o mercado externo, no qual fatura 15 milhões de euros.

Em 2015, data estimada para a entrada em funcionamento, o grupo prevê necessitar de mais 24 mil toneladas de fruta por ano, uma vez que as embalagens de fruta desidratada crocante têm um prazo de validade de um ano.

Além da produção, aumenta as áreas de cultivo, nomeadamente no morango, e permite escoar fruta sem aceitação no mercado, não só a que apresenta calibres menores como também a "fruta feia", com deficiências na casca.

O grupo, com 150 trabalhadores (chegam aos 300 em algumas épocas), tem associados 126 agricultores com uma área de 466 hectares e faturou 60 milhões de euros em 2013, 60% dos quais na exportação para os cinco continentes.

FYC// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.