PR/São Tomé: Portugal assume a sua história "naquilo que tem de bom e de mau" - Marcelo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

São Tomé, 21 fev (Lusa) - O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou hoje homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em São Tomé e Príncipe, referindo que Portugal assume a sua história "naquilo que tem de bom e de mau".

"Portugal assume a sua história naquilo que tem de bom e de mau e assume nomeadamente e de forma especial neste instante e neste memorial aquilo que foi o sacrifício da vida e o desrespeito da dignidade de pessoas e comunidades", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

A homenagem foi prestada com a deposição de uma coroa de flores no monumento dos Mártires da Liberdade, em Fernão Dias, no distrito de Lobata, inaugurado em 2016 e que homenageia as vítimas do massacre de Batepá.

Este massacre ocorreu em 03 de fevereiro de 1953, após a revolta dos trabalhadores locais contra as condições laborais do sistema colonial, adotadas nas roças de cacau e café da ilha.

Na repressão desta revolta, ordenada pelo ex-governador Carlos de Sousa Gorgulho, morreram 1.032 pessoas, na versão são-tomense, e entre uma e duas centenas, na versão portuguesa da época.

"Neste momento, presto respeito e homenagem a todos aqueles que lutaram pela liberdade e em particular aqueles que morreram pela liberdade faz agora precisamente 65 anos", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente acrescentou que Portugal sabe que "é reconhecendo o que foi o passado e construindo todos os dias o presente" que se constrói o mesmo desígnio: "ter cada pessoa concreta como princípio e fim da nossa atividade coletiva".

Marcelo Rebelo de Sousa está a efetuar uma visita de Estado de três dias a São Tomé e Príncipe, a primeira de um Presidente português em 18 anos.

VM // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.