Washington urge presidente das Maldivas a levantar o estado de emergência

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 21 fev (Lusa) -- A Administração norte-americana urgiu o presidente das Maldivas, Abdulla Yameen a levantar o estado de emergência que foi decretado no passado dia 05 de fevereiro.

Os Estados Unidos demonstraram "deceção" pelo prolongamento do estado de emergência por mais trinta dias no arquipélago, indicou hoje o Departamento de Estado norte-americano através de um comunicado.

Washington pede também ao presidente das Maldivas a defesa do Estado de Direito permitindo o funcionamento pleno do Parlamento e do poder judicial "restabelecendo os direitos garantidos pela Constituição".

O Departamento de Estado exige igualmente o respeito pelas obrigações e compromissos internacionais e sobre direitos humanos, no país.

As Maldivas enfrentam uma profunda crise política e institucional agravada depois de o Supremo Tribunal ter ordenado a anulação das sentenças contra nove membros da oposição.

O Supremo Tribunal pediu também a reposição dos cargos aos 12 deputados da oposição.

O chefe de Estado das Maldivas não acatou a sentença, declarou o estado de emergência e a detenção do presidente do Supremo, Abdulla Saed e do ex-ditador Maumoon Abdul Gayoom que acusa de terem orquestrado um golpe de Estado.

PSP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.