Síria: Cinco mortos e 200 feridos em novos ataques na região de Ghouta Oriental

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 21 fev (Lusa) - Cinco pessoas morreram e 200 ficaram feridas hoje em novos ataques aéreos contra diferentes áreas da região de Ghouta Oriental (Síria), o principal feudo de oposição fora de Damasco, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Os cinco mortos resultaram do lançamento, por helicóptero, de dois barris de explosivos sobre a localidade de Kafr Batna. Foram registados feridos tanto nesta localidade como em Arbín, Ain Tarma e Saqba.

O Observatório acusou a aviação síria e russa, bem como a artilharia das forças governamentais, de terem perpetrado os ataques.

Aviões de combate realizaram dois bombardeios em Saqba, enquanto helicópteros largaram barris de explosivos em Hazrama, Al Nashabie e Otaya, onde as tropas do governo também dispararam 105 foguetes, acrescentou a fonte.

Além disso, aparelhos que se crê serem russos bombardearam as localidades de Haza e Zamalka.

Desde o domingo, pelo menos 251 pessoas perderam a vida, incluindo 58 menores de idade, por ataques de ar e artilharia em Ghouta Oriental, de acordo com aquela organização não-governamental.

O coordenador da Síria do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Panos Moumtzis, condenou os ataques a seis hospitais em Ghouta Oriental.

Numa declaração divulgada na terça-feira à noite, Moumtzis considerou "inaceitáveis" os bombardeios ocorridos há dois dias contra cinco hospitais, incluindo uma maternidade, e contra um sexto centro de saúde nesta área controlada pelos rebeldes.

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial