Derrame de petróleo ameaça comunidade indígena na Amazónia peruana

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lima, Peru, 21 fev (Lusa) - Um derrame de petróleo na Amazônia peruana está a afetar a comunidade nativa de Nueva Nazareth, do grupo étnico Achuar, junto à maior reserva de crude do Peru, informaram hoje autoridades ambientais.

Devido a uma rutura, o petróleo contaminou o riacho Macusari e as casas dos índios de Nueva Nazareth, informou o Organismo de Avaliação e Fiscalização Ambiental do Peru (OEFA).

A empresa canadiana Frontera Energy, operadora do maior campo de petróleo do Peru, selou a rutura e colocou barreiras para parar o fluxo do crude, tendo começado as operações de limpeza da área contaminada.

Os supervisores da OEFA chegaram à área para tirar amostras do solo e da água e verificar avanço do trabalho de descontaminação e recuperação do crude derramado.

Os derrames de petróleo na Amazônia peruana são comuns e, muitas vezes, afetam os rios que milhares de nativos usam para beber, banhar-se e pescar, como ocorreu em 2016, quando uma sucessão de mais de dez derrames devido a ruturas na tubagem do gasoduto Nor Peruano interropeu os trabalhos durante mais de um ano.

RBF//RBF

Lusa/FIm

+ notícias: Mundo

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.