Itália doa um milhão de euros para operações de desminagem na Colômbia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bogotá, Colômbia, 21 fev (Lusa) - O governo italiano vai contribuir com um milhão de euros para as operações de desminagem humanitária na Colômbia, o segundo país do mundo mais afetado por minas, que provocaram 11.524 vítimas desde 1990, segundo fontes oficiais.

A iniciativa do governo italiano faz parte de um plano de intervenção de desminagem que está a ser desenvolvido nos municípios de Leiva, Cumbitara, Rosario e Roberto Payán, todos eles no departamento de Nariño, na fronteira com o Equador.

O ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Angelino Alfano, revelou na terça-feira que o seu governo apoia ações para consolidar a paz na Colômbia com "o objetivo de que as comunidades deixem de sentir medo por causa de minas antipessoais e possam caminhar livremente".

O Alto Conselheiro do Pós Conflito da Colômbia, Rafael Pardo, já agradeceu ao governo italiano "pelo seu apoio e liderança na criação de um fundo financeiro da União Europeia pela paz na Colômbia".

Até agora, esse fundo mobilizou recursos num valor superior a 86 milhões de euros, acrescentou o Alto Conselheiro.

A Colômbia é, depois do Afeganistão, o país mais afetado por minas antipessoais, que desde 1990 causaram 11.524 vítimas diretas, incluindo militares, polícias e civis, segundo dados oficiais.

A desminagem faz parte de um acordo de paz que o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, assinou com a guerrilha das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em 2017, em Bogotá.

A maior parte das minas do país são artefactos explosivos improvisados, o que dificulta a tarefa de as retirar, devido à dificuldade em serem detetadas.

RBF//RBF

LUSA/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.