Lesados do BES manifestam-se hoje na Avenida dos Aliados, no Porto

Lesados do BES manifestam-se hoje na Avenida dos Aliados, no Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um grupo de lesados do antigo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se esta terça-feira na Avenida dos Aliados, no Porto, para exigir receber a totalidade do dinheiro através da provisão criada para reembolsar clientes.

O protesto é o terceiro deste ano e está agendado para as 11h00 nas imediações do balcão do Novo Banco e do Banco de Portugal, nos Aliados, e deverá prolongar-se até às 17:00.

Os clientes alertam que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) “não honrou o que disse ao aprovar um fundo para indemnizar os lesados do BES” que, “vai apenas permitir indemnizar em 50% ou 75% os clientes roubados com informação falsa, que tinham os seus créditos garantidos com provisões”.

“Infringem-nos perdas além dos anos de privação forçada daquilo que nos foi extorquido e nos pertence, continuam a causar danos morais, mortes e penhoras sabendo que somos vítimas de burla e que o Novo Banco trabalha impunemente há quatro anos com a provisão que nos pertence”, alertam os lesados.

Para os clientes, “isto é inaceitável, inconcebível e não visto em mais nenhum país da União Europeia”.

“O que nos estão a fazer é absolutamente deplorável é inaceitável e uma vergonha”, pelo que encaminharam nova queixa para o Parlamento Europeu a apelar por justiça, revelam.

O BES, tal como era conhecido, acabou em 03 de agosto de 2014, quatro dias depois de apresentar um prejuízo semestral histórico de 3,6 mil milhões de euros.

O Banco de Portugal, através de uma medida de resolução, tomou conta da instituição fundada pela família Espírito Santo e anunciou a sua separação, ficando os ativos e passivos de qualidade num ‘banco bom’, denominado Novo Banco, e os passivos e ativos tóxicos no BES, o ‘banco mau’ (‘bad bank'), sem licença bancária.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.