EUA apoiam decisão do Peru de excluir Nicolás Maduro da Cimeira das Américas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 20 fev (Lusa) -- O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América apoia a decisão do Peru de excluir o presidente da Venezuela da próxima Cimeira das Américas, apesar de Nicolás Maduro insistir que vai estar na capital peruana.

"Apoiamos a decisão do Peru, como anfitrião da próxima Cimeira das Américas, de determinar quem deve estar presente", disse na segunda-feira à agência Efe um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.

Segundo este responsável, os Estados Unidos ainda não "tomaram uma decisão final" sobre a sua representação nesta cimeira, que será a primeira do governo do presidente norte-americano, Donald Trump.

Se Donald Trump decidir marcar presença no encontro será a sua primeira viagem à América Latina em mais de um ano de mandato e sucederá à deslocação do seu vice-presidente, Mike Pence, em agosto de 2017, e do secretário de Estado, Rex Tillerson, no início deste mês.

A VIII Cimeira das Américas, que reúne os países do continente americano, realiza-se em Lima, na capital peruana, a 13 e 14 de abril. Além do Peru, os Estados Unidos e o Grupo de Lima (composto por 14 países da região) são contra a presença do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

O Governo peruano avisou na quinta-feira passada o Presidente da Venezuela de que não poderá entrar nem sobrevoar o espaço aéreo do Peru para participar na cimeira.

"Não pode entrar nem pela terra nem pelo céu. Não pode entrar porque não é bem-vindo", disse a primeira-ministra peruana, Mercedez Aráoz, à emissora Radio Programas del Peru, em resposta ao anúncio feito no mesmo dia pelo Presidente venezuelano de que irá à Cimeira "faça chuva ou faça sol" para "dizer a verdade" sobre a Venezuela.

Nicolás Maduro, no cargo desde 2013, é acusado de uma deriva autoritária que tem levado a uma tensão crescente nas relações do país com boa parte da comunidade internacional.

SR (MDR) // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.