Mais de 300 pessoas foram assassinadas por encomenda em 2017 na Venezuela

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 20 fev (Lusa) -- Trezentas e dez pessoas foram assassinadas na Venezuela o ano passado vítimas de "sicariato" (homicídio por encomenda), segundo dados divulgados hoje pelo Monitor do Delito Organizado, uma organização não governamental que regista os crimes organizados ocorridos no país.

O registo começou a ser feito em junho de 2016, o que, segundo o Monitor do Delito Organizado, torna "impossível uma comparação anual".

Quanto aos motivos para o "sicariato", a ONG explica que existem 76 registos sem informação precisa e que os dados recolhidos apontam que em 166 casos houve "vingança pessoal".

Por outro lado, nove casos de homicídios por encomenda tinham como propósito extorquir a vítima, cinco ocorreram por motivos passionais, dois devido a heranças e outros dois por ajuste de contas (problemas entre grupos).

Foi ainda determinado uma situação por disputa relacionada com a atividade mineira e outra por motivos políticos-estudantis.

A maioria dos "sicariatos" ocorreu durante a noite, entre as 18:00 e as 24:00 horas, e em dias da semana.

Dos 310 "sicariatos" contabilizados, 27 casos são de duplo homicídio, seis de triplo homicídio e três de quádruplo assassinado.

A maioria das vítimas tem menos de 45 anos de idade e em 276 casos são homens.

Quanto às regiões do país com mais assassinatos por encomenda em primeiro lugar está o Estado de Zúlia (175 casos), Carabobo (13), Bolívar (12) Táchira (10), Arágua (9) e Anzoátegui (8).

O Distrito Capital e o vizinho Estado de Miranda registaram sete casos em cada um deles.

No final da tabela, que contém dados de 16 regiões venezuelanas, está Sucre, com um homicídio por encomenda.

FPG // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.