Centeno destaca unanimidade em torno de Luis de Guindos

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 19 fev (Lusa) -- O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, destacou hoje a unanimidade no apoio a Luis de Guindos para a vice-presidência do Banco Central Europeu, e mostrou-se convicto que de o ministro espanhol poderá substituir Vítor Constâncio a 01 de junho.

"Tivemos uma curta troca de pontos de vista no Eurogrupo e queria destacar que foi uma decisão unânime", começou por dizer Mário Centeno, na conferência de imprensa posterior à reunião dos ministros das Finanças da zona euro, que decorreu hoje, em Bruxelas.

O ministro das Finanças português, que preside ao Eurogrupo, parabenizou Luis de Guindos e destacou o compromisso e o empenho do ministro espanhol e daquele que até ao início da tarde foi o outro candidato, o governador do banco central irlandês, Philip Lane.

"Estamos bem colocados para que o Luís assuma as suas funções no BCE a 01 de junho", referiu ainda Centeno, depois de recordar o processo para a formalização de De Guindos como vice-presidente do BCE.

Os ministros das Finanças da zona euro, reunidos em Bruxelas, apoiaram hoje a designação do ministro espanhol Luis de Guindos para suceder a Vítor Constâncio na vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE).

Com a 'luz verde' de hoje do Eurogrupo, anunciada por Mário Centeno na sua conta na rede social Twitter, o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) deverá adotar formalmente esta terça-feira a recomendação para o Conselho Europeu, composto pelos chefes de Estado e de Governo da UE, que consultará então o Parlamento Europeu e o Conselho de Governadores do BCE, devendo adotar a sua decisão final na cimeira de 22 e 23 de março próximo.

Luis de Guindos, que ficou com o caminho aberto para a vice-presidência do BCE depois de a Irlanda ter retirado, já hoje, a candidatura do governador do banco central irlandês, Philip Lane, deverá iniciar o seu mandato de oito anos em 01 de junho, data em que sucederá a Constâncio, que ocupa o cargo desde junho de 2010.

AMG/ACC/ ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Ex-autarca de Famalicão em segundo na lista da AD às Europeias

Paulo Cunha, vice-presidente do PSD, e Ana Miguel Pedro, indicada pelo CDS-PP, ocupam o segundo e terceiro lugares na lista da AD às europeias de 9 de junho, liderada pelo comentador Sebastião Bugalho.

Sebastião Bugalho foi “escolha única” do presidente do PSD para cabeça de lista às Europeias

O secretário-geral do PSD afirmou esta segunda-feira que Sebastião Bugalho foi “a escolha única” e “o único convite” feito por Luís Montenegro para cabeça de lista da AD às europeias e “tudo o resto foi efabulação” da comunicação social.