Sala no Tribunal São João Novo do Porto interdita devido a "crescente degradação"

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Tribunal São João Novo, no Porto, está em "crescente degradação" devido à deterioração das janelas, paredes, tetos e pavimentos, devendo o gabinete dos juízes militares ser "interditado", indica um relatório da Comarca a que a Lusa teve acesso.

Atualizado 21-02-2018 11:42

O relatório sobre a situação do edifício, elaborado pelo Gabinete de Higiene e Segurança do Trabalho da Comarca do Porto, refere que, de forma genérica, observa-se a "degradação estrutural" das janelas, paredes, tetos e pavimentos, situação documentada em fotografias.

As janelas apresentam elevado nível de degradação, vidros estalados, caixilharias fissuradas, quebradas e, muitas vezes, suportadas por pregos e fita-cola de forma a manter a sua estabilidade, salienta o relatório datado de 07 de fevereiro.

Quanto às paredes e teto, o relatório dá conta de fissuras de menor e maior dimensão na quase totalidade do edifício e, relativamente ao pavimento, sustenta que está a ceder parcialmente na secretaria e corredor do piso 2, de acesso ao gabinete dos magistrados.

"Relativamente ao gabinete dos juízes militares, a situação agravou-se consideravelmente, não apresentando condições em termos de conforto térmico devido aos orifícios de grande dimensão do teto, não assegurando, desta forma, as condições mínimas necessárias para o trabalho", sustém.

Por esse motivo, o relatório determina que o espaço seja "interditado" até serem efetuadas as necessárias correções, de forma a garantir a segurança de pessoas e bens.

A auditoria de segurança identificou ainda o risco existente devido à significativa quantidade de cabos elétricos dispersos pela cobertura, logo abaixo do telhado, acrescentando que tendo em contas as anomalias ocorridas, conhecidas e identificadas "solicita-se a intervenção" nesta situação.

Outra das sugestões listadas no documento é a colocação de acrílico ou vidro na área do piso 0 (fonte e jardim) de forma a mitigar o ambiente térmico desadequado, especialmente no inverno e quando chove.

"De referir que, neste piso, existem, para além das salas de audiência, gabinetes de magistrados e arquivos, os quais se encontram expostos a variações de temperatura e humidades excessivas", enumerou.

A auditoria considerou ainda que será necessário instalar um elevador para conseguir transportar os processos, outros materiais e objetos entre pisos, sendo atualmente esta tarefa efetuada manualmente pelos oficiais de justiça.

A 07 de novembro de 2017, o Conselho Consultivo da Comarca do Porto advertiu que o tribunal precisava "urgentemente" de obras porque tem problemas "graves", relacionados com infiltrações, o que provoca a queda de tetos, colocando "em perigo" a segurança das pessoas.

"O Ministério da Justiça tem de ser sensível a estas questões e resolver os problemas graves do tribunal, porque colocam em perigo quem lá se desloca todos os dias", disse, na altura, o juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca do Porto, José Rodrigues da Cunha.

Por esse motivo, o Conselho Consultivo decidiu instar o Ministério da Justiça a disponibilizar parte do edifício da Cadeia da Relação, onde funciona o Centro Português de Fotografia, para instalar parte dos serviços do tribunal enquanto decorrerem as obras.

Outra solução seria colocar os restantes serviços a funcionar em alguns dos quartéis militares desativados, considerou.

A Lusa tentou ouvir o juiz presidente da Comarca do Porto, mas tal não foi possível até ao momento.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.