Dezoito reféns libertados e três reclusos baleados em motim em prisão brasileira

Dezoito reféns libertados e três reclusos baleados em motim em prisão brasileira
| Mundo
Porto Canal com Lusa

Dezoito reféns foram libertados e três reclusos baleados numa operação policial na sequência de um motim numa prisão no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, informa o portal de notícias da Globo, G1.

O G1 refere que um total de 18 reféns, incluindo oito guardas prisionais, ficaram em poder de reclusos do estabelecimento prisional Milton Dias Moreira, em Japeri, na Baixada Fluminense, acabando por ser libertados entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira.

"Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), não há mais reféns em poder dos reclusos e três armas que estavam com os presos foram entregues", adianta a mesma fonte, referindo que, antes da libertação dos reféns, o Grupo de Intervenção Tática entrou na prisão e três reclusos foram baleados.

Transportados ao hospital, estão com "quadro de saúde estável", esclarece.

O motim começou no decurso de uma ação de contagem de reclusos, quando alguns deles, na posse de armas de fogo, abordaram guardas prisionais.

A rebelião aconteceu no mesmo dia em que a Secretaria de Administração Penitenciária informou que antecipou "medidas de controle" para evitar eventuais reações da população prisional à intervenção federal na cidade do Rio de Janeiro, anunciada pelo presidente brasileiro, Michel Temer, que inclui a transferência da segurança para o Exército.

A secretaria não explica quais foram as medidas, mas, segundo o jornal O Globo, foi decretado alerta máximo nas 54 unidades prisionais do estado, onde estão presas 51 mil pessoas.

O estabelecimento prisional Milton Dias Moreira tem capacidade para 884 reclusos, mas tinha em janeiro último 2.027.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.