"Três cartazes à beira da estrada" vence melhor filme britânico nos BAFTA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 18 fev (Lusa) - O filme "Três cartazes à beira da estrada", de Martin McDonagh, venceu hoje, em Londres, o prémio de melhor longa-metragem britânica na 71.ª edição dos prémios da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão (BAFTA).

A longa-metragem, que está nomeada para um oscar de melhor filme, é escrita e dirigida por McDonagh e protagonizada por Frances McDormand, Woody Harrelson e Sam Rockwell, e narra a história de uma mãe em busca de justiça depois da morte da filha.

Sam Rockwell, ator deste filme, venceu o BAFTA de melhor ator secundário, enquanto "Chama-me pelo teu nome", do italiano Luca Guadagnino, venceu o galardão para melhor argumento adaptado.

"I Am Not Your Negro", do realizador haitiano Raoul Peck, ganhou o BAFTA para melhor documentário, contando a história das lutas da comunidade afro-americana nos Estados Unidos durante o período do apartheid, recordando figuras como Malcolm X e Matin Luther King.

O britânico Daniel Kaluuya recebeu o BAFTA para melhor intérprete revelação, único votado pelo público, pelo papel de Chris Washington no filme "Get Out", e a música composta por Alexandre Desplat para "A forma da água", do mexicano Guillermo del Toro, ganhou o prémio para melhor música original.

"Coco", do norte-americano Lee Unkrich, conquistou o prémio para o melhor filme de animação, e Mark Bridges foi galardoado com o BAFTA para melhor guarda-roupa por "Linha Fantasma", dirigida por Paul Thomas Anderson.

O filme coreano "A Donzela", de Chan-Wook Park, ganhou o BAFTA de melhor filme em língua não inglesa.

AG // ANP.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.